As vacinas são agentes imunizadores utilizadas na prevenção de uma série de doenças. Elas são produzidas utilizando-se o próprio organismo causador da doença ou seus derivados, porém esses agentes são trabalhados de uma maneira para que não causem a doença. Ao receber a vacina, o corpo do pet inicia a produção de anticorpos, e quando este tiver contato com o agente causador da doença, os anticorpos agem rapidamente, evitando, desse modo, que fiquem doentes.
O MEU PET PODE TER REAÇÃO A ALGUMA VACINA?
As reações vacinais não são esperadas e o cenário mais comum são elas não ocorrerem. Porém quando ocorrem pode ser bastante variados. As reações mais comuns são:
- Dor no corpo;
- Dor e incômodo no local da aplicação;
- Inchaço no local da aplicação;
- Febre;
- Excesso do consumo de água (sede);
- Sonolência.
Com exceção do inchaço e dor no local da aplicação, as reações citadas costumam durar poucas horas. Porém reações mais graves também podem acontecer, e muitas vezes exigem atendimento veterinário, pois são indicativos de reação alérgica à vacina. Esses sinais são:
- Coceira;
- Edema (inchaço);
- Vômitos;
- Diarreia;
- Salivação excessiva;
- Agitação;
- Falta de ar.
As reações alérgicas costumam acontecer algum minutos ou em poucas horas após a aplicação, por esse motivo é importante sempre ficar atento ao seu pet nas primeiras horas após a vacinação. E vale a pena ressaltar que mesmo que seu pet tenha qualquer tipo de reação ele estará PROTEGIDO, a vacina continua fazendo seu efeito.
E O QUE FAZER SE SEU PET TIVER UMA REAÇÃO A VACINA?
Em caso de reações leves alguns cuidados são importantes para deixar seu pet confortável. Algumas dela são:
- Evite tocar o local da aplicação;
- Evite pegar o pet no colo toda hora, deixando-o mais a vontade;
- Consulte o veterinário sobre a administração de analgésicos e antitérmicos;
- Deixe-o descansar e dormir;
- Fique sempre atento e em caso de dúvidas, contate o veterinário.
Apesar das possíveis reações ou até mesmo se o pet já tem histórico de reação vacinal, a vacina sempre deve ser realizada. Manter a vacinação do seu pet atualizada é a melhor maneira de preveni-lo de doenças potencialmente fatais. Nunca deixe de vacinar, é qualidade de vida para seu melhor amigo.