SIM! Um estudo realizado em 2016 pela Universidade de Viena, pediu para tutores fazerem carinho em três objetos diferentes enquanto seus pets observavam – uma cachorro de pelúcia que latia e abanava o rabo, um livro e uma abóbora.
Os cachorros ficaram bem mais irritados quando o tutor acariciava o bichinho de pelúcia! Isso demonstra que eles entendem quando possuem um rival: alguém semelhante que vai disputar a atenção de seu tutor.
Os cachorros costumam ter dificuldade em esconder seus sentimentos. Por isso, se ele estiver com ciúmes você certamente saberá. As atitudes mais comuns em cachorros com ciúmes são:
- Xixi no lugar errado: se o cachorro está com ciúmes, vai passar a urinar mais, em diferentes lugares, para tentar se afirmar naquela casa, pois a urina é uma marcação territorial, além disso, também é uma forma de chamar a atenção do tutor;
- Latidos excessivos: sem dúvida é o sinal mais evidente, o latido é uma das principais forma de chamar atenção;
- Comportamento agressivo: este é o sinal mais preocupante. Cachorros ciumentos podem ficar agressivos com estranhos e, em alguns casos, até mesmo com o tutor.
Os principais gatilhos do ciúmes são:
- Um novo pet;
- O nascimento de um bebê,
- Uma nova pessoa na família.
Contudo diversos estudos destacam que o ciúmes pode ser um sentimento estimulado pelo tutor durante o crescimento do pet. Quando, devido à falta de limites e de consistência no adestramento, o pet acaba desenvolvendo um comportamento mais possessivo e territorialista com seus brinquedos, comida e até mesmo membros da família.
O “tratamento” é extremamente variável, e depende de cada caso – vai desde adestramentos até dar mais atenção.
