(51) 3347.4643 | (51) 2103.2910 | (51) 99873.5931 contato@clinicazoomed.com.br

A cada dia que passa os animais de estimação estão vivendo por mais tempo, e estão mais sujeitos a desenvolverem neoplasias.
O tumor de mama é o comum em cadelas, mas também podem ocorrer em machos. Normalmente acomete animais mais velhos (com cerca de 10 anos de idade) que não foram castrados ou até mesmo, que foram castrados tardiamente. A ocorrência em cadelas é significativamente maior que em gatas.
A administração de inibidores de cio aumenta, consideravelmente, o risco de desenvolvimento de tumores mamários em cadelas quanto em gatas.

O que é tumor de mama?

São neoplasias que tem crescimentos anormais do tecido, ocorrendo um desenvolvimento mais rápido que os tecidos normais ao redor, de maneira desordenada e persistente.

Quais os sinais Clinicos?

Os sinais clínicos de um tumor de mama são praticamente inexistentes na sua fase inicial. O que pode ser observado pelo tutor, na maioria dos casos, é o aparecimento de caroços na região ventral da cadela e gata (parte das mamas), inchaço na área mamária, dores na região e presença de secreção nas mamas, algumas vezes de odor desagradável.

Como é feito o diagnóstico?

A palpação das mamas durante as consultas é parte importante para a descoberta do tumor em sua fase inicial, porém ele não serve como diagnostico definitivo. Os exames complementares – exame de sangue, radiografia torácica, ultrassonografia, citologia aspirativa e/ou biopsia – são essenciais para que seja dado o diagnóstico definitivo e para que seja realizado o melhor tratamento. Deste modo, também é possível descobrir se existe a presença de metástases do câncer, que são responsáveis pela propagação do tumor para outras partes do corpo além das mamas.

Tratamento de tumor de mama?

O tratamento do tumor de mama deve ser imediato. O tutor deve levar o animal ao médico veterinário assim que aparecer qualquer anormalidade nas mamas. É feita a cirurgia para a retirada da cadeia mamária afetada. A cura da neoplasia mamária vai depender principalmente do estágio que ela se encontra e do tipo de tumor.

Como prevenir o tumor de mama?

O melhor modo é a prevenção através da castração da fêmea antes do primeiro cio (6 meses de idade), diminuindo, assim, cerca de 95% a chance do aparecimento do câncer de mama.

 

Desenvolvido por WD Sites - Criação de Sites!