Talvez você ainda não saiba, mas a saúde dos dentes do seu pet é muito importante e pode garantir muitos anos de vida a mais para ele, além de tornar o convívio entre vocês mais agradável.

A falta de escovação da boca do seu peludo causa mais do que o famoso bafo-de-onça, ela ajuda na proliferação de bactérias que criam as placas bacterianas, o acúmulo de tártaro (uma crosta amarelo-amarronzada que aparece principalmente nos dentes caninos e molares dos cães), e mais do que isso, podem provocar doenças em outros órgãos do corpo dos nossos pets, como infecções no coração, doenças no fígado e nos rins.

Tal como nós, nossos pets podem desenvolver doenças na boca. Algumas destas doenças são:

Gengivite: inflamação das gengivas que pode se transformar em periodontite. Os sintomas da gengivite são sangramentos e vermelhidão da gengiva, desconforto e dor, além de dificuldade em mastigar.

Periodontite: mais séria do que a gengivite, a periodontite é uma infecção que pode se espalhar pelos tecidos e pelos ossos em que as raízes dos dentes se prendem. O comprometimento destes ossos pode levar a perda dos dentes e é irreversível.

Para isso que é indicada a profilaxina dentária.

O que é a profilaxia dentária?

É a forma de manter a saúde bucal do seu pet através de limpeza dentária, chamada de remoção de cálculo dental ou, mais comumente, remoção de tártaro. Ela evita doenças secundárias ou acúmulo de tártaro.

Como é feito o procedimento de proflixia dentária?

Para fazer este procedimento, é necessário anestesiar o pet para que o veterinário passa manipular a boca do animalzinho com mais tranquilidade para ambos. No procedimento é utilizado o equipamento de ultrassom dentário assim como nos humanos.

Em casos onde já tem gengivite e/ou Periodontite poderá ser recomendado um antibiótico especial antes e após a limpeza dentária.

Qual é a frequencia da profilaxia?

Depende de cada cão, raça, idade e predisposição. Por isso, leve são cãozinho ao veterináriao para avaliação dentária, pelo menos uma vez ao ano.

Traga o seu pet para uma avaliação conosco!!