O que é FIV?

A FIV conhecida também como AIDS felina é uma doença viral que causa uma imunodeficiência no gato. O animal que possui o vírus fica com o sistema de defesa do organismo deficiente, portanto mais suscetível a contrair outras doenças infecciosas.

Quem pode contrair? E como ocorre a transmissão?

Animais de qualquer idade podem contrair a doença, que está associada principalmente com animais com acesso a rua.

A principal via de transmissão é pela saliva em contato com sangue, portanto animais que sofrem mordidas estão suscetíveis a contrair o vírus. Outras vias de transmissão são possíveis, porém são menos prováveis devido a curta vida do vírus fora do gato. Essa doença é exclusiva de felinos, por tanto humano, outros mamíferos, aves e repteis não contraem a doença.

Quais os sinais clínicos?

Os sinais clínicos são muito variáveis, e muitas vezes passam despercebidas pelo tutor, ou podem passar meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma. Normalmente a suspeita se inicia quando o animal começa a ficar doente com muita facilidade e frequência.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico é realizado no consultório mesmo. Existe o teste rápido, que com apenas algumas gotas de sangue e em alguns minutos se tem um diagnóstico. A doença não tem cura, porém o animal pode viver anos, se o tutor seguir alguns cuidados e fizer uso de algumas medicações. É sempre aconselhado realizar o teste quando se pega um animal da rua, ou de origem duvidosa/desconhecida, principalmente se vai conviver com outro gato.