O que é FELV?

A FELV é a conhecida como a leucemia felina é uma doença viral que causa um comprometimento nas defesas imunológicas, está associado a linfomas e anemias graves (devido à capacidade do vírus de impedir a produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea). Ela é “prima” da FIV, porém, mais agressiva e mortal.

Quem pode contrair? E como ocorre a transmissão?

Felinos jovens são mais propensos, mas animal de qualquer idade que tenha contato com animal infectado pode contrair o vírus.

A via de transmissão ocorre através dos fluidos corporais (lágrimas, secreção nasal, saliva, urina e fezes), portanto animais com acesso a rua e que dividem ambiente, bebedouro, comedouro e caixa de areia com gatos infectados estão suscetíveis ao contagio. Essa doença é exclusiva de felinos, por tanto humano, outros mamíferos, aves e repteis não contraem a doença.

Quais os sinais clínicos?

Nem todo animal infectado vai apresentar alterações clínicas, porém quando apresenta, elas podem ser bastante agressivas e acabam por reduzir a expectativa de vida do animal. Alguns sinais são: neoplasia (tumores), infecções secundarias frequentes, falta de apetite, perda de peso, alterações hematológicas (principalmente anemia), sendo possíveis outras alterações, dependendo de qual sistema foi afetado.

Tratamento e Diagnóstico

O diagnóstico pode ser realizado durante a consulta através de um teste rápido. Para a realização do exame, bastam umas gotinhas de sangue, e em alguns minutos se tem o resultado. Não existe cura, porém, em alguns casos, consegue-se fazer o controle com o uso de algumas medicações. Quando se pega um animal da rua, ou de origem duvidosa e/ou desconhecida, é sempre aconselhado realizar o teste, principalmente se vai conviver com outro gato.

Existe vacina?

Sim. Existe a vacina quíntupla, que possui proteção para FELV. Ela pode ser realizada concomitantemente com o teste, pois a vacina não tem nenhum beneficio quando realizada em animal positivo.